Dicas para montar um Pet Shop
Dicas para quem deseja montar um Pet Shop ou clínica veterinária: ter amor por essa área conta muito, mas é com um planejamento detalhado do que se pretende fazer que o empresário vai ter mais tranquilidade para agir.
Se você deseja montar um Pet Shop, está nessa fase de querer abrir um negócio no ramo veterinário, mas ainda não sabe, muito bem, como ou por onde começar, não se afobe. Por isso, essa é a primeira grande dica que podemos te dar: no mundo empresarial, a pressa é, realmente, inimiga da perfeição.
Depois de ter pensado tranquilamente nessa ideia e resolver que é isso mesmo o que você quer da vida, aí sim é hora de tirar o sonho da cabeça e colocá-lo em prática. A primeira etapa é a do papel: levantamento de custos, de objetivos, de possíveis lucros e de ferramentas para garantir a sobrevida da empresa uma vez que ela esteja estabelecida no mercado.
Só depois disso tudo é que você vai, então, abrir as portas.
Se você quer realmente ter sucesso com seu empreendimento é preciso dar uma olhada especial nessa parte mais burocrática, que vem antes de colocar a clínica veterinária ou pet shop oficialmente no mercado.
Enfim, veja as dicas da Pet Marketing para acertar no planejamento da sua carreira de empreendedor.
1. Tenha um plano de negócios
Em qualquer empreendimento é preciso saber de onde você sai e onde você quer chegar como empresa. Quem vai ser atendido, com quais serviços, com quais materiais, vindos de quais fornecedores, com qual custo médio de compra e qual valor de saída (venda).
Ter um plano de negócios também é uma forma de entender se o seu negócio vai, realmente, ter um espaço no mercado ou se não faz muito sentido nos moldes que você deseja.
Colocar todas as variáveis no papel é o que vai começar a validar suas ideias empresariais.
2. Não se esqueça dos impostos
Abrir uma empresa no Brasil significa entrar em uma sociedade com o governo e dar a ele a sua parte do que você faz. Isso mesmo: os impostos são obrigatórios e devem ser levantados como custos iniciais da sua clínica veterinária ou pet shop.
Afinal, não adianta muito ter o capital para abrir a empresa se não contar com o valor necessário para mantê-la – e, para quem não é MEI (microempreendedor individual), os valores vão além do pagamento do aluguel do espaço, dos fornecedores de produtos e dos salários da equipe.
3. Monte um time qualificado
Por falar em equipe, não se esqueça de se cercar das pessoas certas para fazer seu negócio acontecer. É bom ter um time qualificado em todas as instâncias da sua clínica veterinária ou pet shop, desde o pessoal da limpeza até o administrador de tudo (que, em muitos casos, vai ser o próprio dono do negócio).
Como o mercado de pets é muito emocional, lembre-se de contratar pessoas que realmente gostam de animais e vão tratá-los com carinho – e que, mais do que isso, terão paciência com os donos dos bichinhos que frequentam a clínica.
Uma equipe que mantém o cliente satisfeito, e faz seu trabalho com alegria, melhora o ambiente de trabalho e gera lucros para a empresa.
4. Conte com um sistema de gestão
Se você sabe tudo do mundo pet mas pouco de administração – e já sente o peso dessa responsabilidade se é você o responsável por essa parte – é preciso contar com um sistema de gestão de pet shop e clínicas veterinárias eficiente. Existem diversos no mercado e nós podemos lhe orientar sobre qual o melhor para o seu negócio.
Um sistema de gestão possui funcionalidades que ajudam até quem nunca ouviu falar de administração de empresas a manter a ordem dentro da sua própria. E o melhor é que existem sistemas focado em clínicas veterinárias e pet shops, o que deixa a interface de uso ainda mais simples.
Através do dashboard de controle permite visualização rápida dos principais indicadores da empresa, com alta possibilidade de personalização, e faz emissão de relatórios para acompanhar o desempenho de estoque, vendas, internações e gestão de clientes.
Além disso, é promovido a integração do núcleo financeiro com as áreas de vendas, caixa e comissão, além de uma agenda detalhada – em que é possível colocar até o aniversários dos clientes e animais para mandar mensagens comemorativas e fidelizar seu público.
Alguns sistemas possuem separação em grupos de produtos e serviços para aplicação de regras tributárias, cadastros principais para facilitar o fluxo de informações e rapidez dos processos, além de módulo para emissão de nota fiscal, ferramentas de marketing para comunicação com o cliente.
Entre em contato com a Pet Marketing, para que possamos lhe ajudar a definir pela escolha do melhor sistema de gestão, atendendo assim em todas as etapas dos processos internos de sua empresa.