Inovação em ações de marketing
Pensar fora da caixa e tomar decisões inovadoras não é um luxo apenas de quem transpira criatividade: com foco nos negócios, nos objetivos e nas possibilidades à nossa frente qualquer um de nós pode se destacar.
O marketing é uma ciência que existe há muitos anos e consiste na criação de artefatos de valor para proporcionar às empresas melhores chances de venda. Ele pode ser aplicado por qualquer tipo de negócio que tenha como principal objetivo vender – seja um produto, um serviço ou uma ideia.
Dentro dele cabem inúmeras maneiras de fazer a venda acontecer, visando o lucro das organizações e a fidelização de clientes. Uma delas, que tem ficado cada vez mais presente na vida dos microempresários brasileiros, é o marketing digital, que utiliza ferramentas e plataformas online para atrair clientes através de um investimento inicial adequado à realidade orçamentária de cada negócio.
E, dentro do marketing digital, um dos possíveis desdobramentos é o marketing veterinário. Essa modalidade não existe como conceito formal ou disciplina na faculdade de marketing – mas isso não quer dizer que não seja aplicável na realidade em que vivemos. Afinal, o marketing veterinário nada mais é do que o marketing digital aplicado ao contexto de clínicas veterinárias e pet shops.
Dito isso, existem vários tipos de inovação dentro do marketing veterinário, como já te mostramos nesse texto aqui. Mas, como ideia boa nunca é demais, cá estamos novamente para te dar mais algumas chances de começar a aplicar o marketing veterinário ainda hoje na sua empresa.
Estar atento à comunicação de qualidade é sempre a principal dica para atrair – e reter – novos clientes, principalmente em um setor como o nosso, que trabalha com a emoção e a confiança do cliente. Portanto, comunique sempre sua verdade através das dicas abaixo e os resultados aparecerão da maneira com que você sonha (e merece).
#1 Use as redes sociais para promover desafios
As pessoas estão no Facebook e Instagram para ver bichinhos fofos e nenéns, essa é a realidade. Se sua clínica veterinária ou pet shop não surfa na crista dessa onda, há algo errado.
E se você não consegue tirar boas ideias para nadar de braçada nesse mar de oportunidades, tem algo mais errado ainda! Calma, vamos te ajudar: que tal promover desafios que podem render descontos aos participantes na clínica?
Em um mundo onde a fofura toma conta das timelines, nada melhor do que tirar proveito disso juntando o útil ao agradável.
Um exemplo: dia das mães está aí e cada vez mais famílias têm espaço para crianças (incluindo bebês) e pets ao mesmo tempo. Que tal premiar a melhor foto de interação entre o filho humano e o filho pet homenageando a mãezona e garantindo presentinhos para todos? Os interessados podem postar a foto usando a sua hashtag ou pedindo que os amigos curtam a página da clínica veterinária ou pet shop.
#2 Mande mensagens que valem pontos
Se quer lembrar o dono do pet de marcar o retorno à clínica para uma vacina, um banho e tosa ou uma consulta de rotina, mande mensagens via SMS ou WhatsApp que serão respondidas – se não pela atenção do humano, pelos pontos que elas valem.
É como um jogo: o humano que confirmar a presença através de um SMS, e-mail ou WhatsApp começa a juntar pontos em um “programa de milhas” que pode dar brindes de acordo com a quantidade de pontos que cada um tem.
Além de deixar o dono do pet mais atento ao telefone – e às datas de retorno –, sua clínica ainda vai gastar menos dinheiro de ligação telefônica e se tornar menos invasiva, deixando a leitura da mensagem para o momento que o humano achar ser mais oportuno.
#3 Use e abuse do Insta Stories
O Snapchat surgiu com uma proposta legal, mas confessamos: era muito difícil entender a logística se o usuário tivesse mais de 30 anos… mas as historinhas que aparecem e “somem” em 24 horas também ganharam espaço no Instagram, e é nessa ferramenta que você pode deixar seu público mais feliz.
Compartilhe vídeos rápidos (de até 15 segundos) e fotos de momentos divertidos ou fofinhos da clínica veterinária ou pet shop no Stories para garantir maior alcance aos conteúdos da marca. Se a foto ou vídeo remeter a algum cliente que pode se interessar pelo conteúdo (por exemplo, a foto do dia é do pet dele), marque-o para que ele possa replicar a postagem em suas próprias redes e, assim, conseguir mais alcance orgânico.
O Instagram está super intuitivo e não existe desculpa para não usá-lo. Se você jamais entrou na plataforma, a dica é entrar e começar a mexer. Num instantinho você vai entender tudo.
#4 Tenha um blog
Se você está lendo esse post no blog da Pet Marketing é porque nosso conteúdo te interessa. Da mesma forma, sua empresa pode criar artigos que sejam de interesse dos seus clientes, com materiais descritivos ou educativos que possa fazer a diferença tanto na vida do dono quanto na do pet.
O blog é um espaço que não vai se saturar e aceita cada vez mais conteúdos de qualidade – e recompensa a clínica veterinária ou pet shop por isso. Quanto mais textos legais, mais relevância o site que hospeda o blog tem para o Google, facilitando sua ascensão orgânica nos termos de pesquisa que tenham a ver com o negócio. Em outras palavras, com bons textos de blog, fica mais fácil ser o primeiro resultado do Google sem pagar anúncios para isso.